quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O poder da verdade




    Desde os primórdios o homem vive em busca de "verdades". Com lutas, pesquisas, conflitos (físicos e mentais), tenta alcançar a melhor resposta para suas dúvidas. Durante muito tempo era baseada no mito e depois baseada na ciência e na filosofia.
    Geralmente as verdades são coletivas, como em religiões onde algumas propõem propõem como verdade de um único deus, outras de vários deuses e algumas de que deuses não existem. Com isso fica evidente que a verdade é algo muito relativo e subjetivo. Quando um fato pode ser provado se torna "verdade absoluta" e é em busca dessa verdade que muitas pessoas estão atrás. Por ser algo tão relativo e subjetivo a verdade pode se tornar um meio de alienação (e o poder da "verdade" é incrível, podendo levar as pessoas a fazer coisas antes jamais imaginado por elas...) e usando mais uma vez a religião, fica nítido esse poder.
    Atualmente supostas verdades se espalham rapidamente pela sociedade mundial, pelos meios de comunicação, principalmente pela internet. As pessoas morem e ressuscitam, namoram e deixam de namorar, são presas, sequestradas, sofrem acidentes de acordo com as diversas informações fornecidas ao publico. O que pode gerar um certo perigo, ainda hoje, a aqueles que não sabem distinguir o que pode ou não ser falso. 
    Acredito que o ceticismo seja a melhor melhor maneira de saber em que acreditar, com ele a verdade é absoluta e não cheia de erros e más intenções. Apenas o que pode ser provado pode se tornar uma verdade. Porém vejo que ainda não possuímos uma sociedade preparada para conhecer as verdades do universo e da vida, e esta mesma sociedade prefere ser iludida e enganada então assim continuará na escuridão da caverna até o momento em que decidir e querer ver a luz.

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo lindo blog, já estou seguindo e aproveito para convidá-la à participar do meu blog. Me add tb no facebook, estou como Bolo Doce Bolo Buffet. Bjs e sucesso!!!

    ResponderExcluir